terça-feira, 3 de julho de 2012

Escoteiro Desconhecido

Em 1951, o Sr. Mishima, chefe escoteiro da Associação Escoteira do Japão, estava assistindo a uma Conferência Mundial Escoteira realizada nos Estados Unidos. Durante a conferência, pôde visitar o Escritório Central Nacional, onde lhe narraram a seguinte história:

Esta é uma história verdadeira da Guerra do Pacífico, na selva de uma ilha do Oceano Pacífico Sul, um pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial. Um soldado americano ferido, caído sobre a terra, escutou os passos de alguém vindo em sua direção. Ao abrir os olhos, viu um soldado japonês correr em sua direção com uma baioneta. O soldado americano, incapaz de mover-se devido aos seus ferimentos e já considerando-se um homem morto, desmaiou. Passado algum tempo, o soldado acordou e viu que o soldado japonês havia ido embora. Perto dele, um pequeno papel chamou sua atenção: ele o pegou e o guardou. Depois de ser resgatado e já descansando em um hospital, lembrou daquele papel e o entregou ao médico solicitando uma tradução. Isto era o que estava escrito:

"Eu sou o soldado japonês que tentou matar-lhe com a baioneta. Antes de desmaiar, você me fez a saudação escoteira. Lembrei que também já fui um escoteiro quando era jovem. Como os escoteiros são irmãos e é imperdoável matar um soldado ferido, fiz-lhe os primeiros socorros. Boa sorte."
O soldado americano finalmente voltou à casa e, com o seu pai, visitou a BSA (Boy Scouts of America) e narrou a história.

Sr. Mishima voltou ao Japão e tratou de localizar este soldado japonês, mas não conseguiu. O mais provável é que tenha falecido em combate.
Esta história foi contada durante muito tempo e, hoje, há um monumento em homenagem ao Escoteiro Desconhecido no Japão, perto de Yokohama, Kanagwa.





[Artigo tirado do blog Café Mateiro]
[Sugestão de Rodrigo Souza]

Nenhum comentário:

Postar um comentário